Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Persea pedunculosa Meisn. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 24-04-2012

Criterio: A4c;B1ab(iii,iv,v)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

A espécie ocorre no estado de Minas Gerais com EOOde 4.990,11 km², sujeita a menos de cinco situações de ameaça. Compoucas coletas na Serra do Curral, sua população é tida como severamente fragmentada. Emboraencontrada no Parque Estadual do Itacolomi, é ameaçada pelos incêndios freqüentesnas épocas secas do ano, e pelo pisoteio e pastagem.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Persea pedunculosa Meisn.;

Família: Lauraceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Dados populacionais

​Não há dados populacionais disponíveis para a espécie.

Distribuição

Ocorre nos estado de Minas Gerais (Quinet; Baitello; Moraes, 2011).

Ecologia

Árvore de 3 a 4 m de altura. Folhas alternas, (obovado) elípticas, de 9 a 12 cm de comp. e 3 a 4 cm de larg., lanatas abaxialmente. Flores monoclinas, ferrugíneo-pubescentes, tricomas adpressos, tépalas internas maiores que as externas, em inflorescências axilares, paniculadas, lanatas. Encontrada com flores em janeiro e com frutos em fevereiro (Baitelo et al., 2009). Ocorre em Floresta nebular anã (Oliveira Filho, 2010).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência local
Severidade medium
Detalhes Apesar de se encontrar dentro de uma Unidade de Conservação (Parque Estadual do Itacolomi), muitos impactos antrópicos ocorrem na área. Geralmente, nas épocas secas do ano, correspondentes ao período do inverno, grandes incêndios ocorrem no Pico do Itacolomi. Estes incêndios são muitas vezes causados pelas fogueiras dos próprios turistas que acampam na região. Além disso, os turistas fazem suas fogueiras com lenha proveniente de plantas nativas do Pico do Itacolomi, muitas delas restritas aos campos rupestres. A ocorrência de animais domésticos, como cavalos, dentro de uma Unidade de Conservação também é indesejável, uma vez que tais animais pisoteiam os campos rupestres e pastam vegetais nativos da região (Vasconcelos et al., 2002).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: ​Criticamente em perigo. Lista vermelha da flora de Minas Gerais(COPAM-MG, 1997).

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Deficiente de Dados. ​Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.

Referências

- BAITELLO, J.B.; QUINET, A.; MORAES, P.L.R.; RODRIGUES, W.A. Lauraceae. In: GIULIETTI, A.M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M.J.; QUEIROZ, L.P.; SILVA, J.M.C. Plantas raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservação Internacional, 2009.

- VASCONCELOS, M.F.; SALINO, A.; VIEIRA, M.V.O. A redescoberta de Huperzia rubra (Cham.) Trevisan (Lycopodicaeae) e os eu atual estado de conservação nas altas montanhas do Sul da Cadeia do Espinhaço, MG. Unimontes científica, v. 3, n. 3, 2002.

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997, 1997.

- OLIVEIRA-FILHO, A.T. TreeAtlan 2.0. Disponivel em: <http://www.icb.ufmg.br/treeatlan/>. Acesso em: 09/2011.

- QUINET, A.; BAITELLO, J.B.; MORAES, P.L.R.D. Lauraceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB106933>.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Persea pedunculosa in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Persea pedunculosa>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 24/04/2012 - 20:32:34